domingo, 1 de maio de 2016

Artigo: A Mulher e a Evolução dos seus Direitos


Imagem capturada na Internet (Fonte: Nusocial)


A MULHER E A EVOLUÇÃO DOS SEUS DIREITOS

Lucelene Garcia
(advogada, OAB/SC nº 24273)

Historicamente, a mulher ficou subordinada ao poder masculino, tendo basicamente a função de procriação, de manutenção do lar e de educação dos filhos, numa época em que o valor era a força física. Com o passar do tempo, porém, foram sendo criados e produzidos instrumentos que dispensaram a necessidade da força física, mas ainda assim a mulher içou numa posição de inferioridade, sempre destinada a ser um apêndice do homem, jamais seu semelhante.
 
Esta compreensão acorrentou culturalmente a mulher, moldando-lhe sua existência conforme estas possibilidades apresentadas.
 
No século XX, depois das grandes guerras mundiais, dos avanços científicos e tecnológicos, surge irrevogavelmente a possibilidade de outro espaço para a mulher. Por volta da década de 40, o feminismo dá seus primeiros passos, e com isso começa a pensar na possibilidade de um futuro diferente daquele que lhe reservaram culturalmente e historicamente. As mulheres já vinham em um processo, lento e gradual de conquistas sociais, econômicas e jurídicas, mas é a partir de então que se intensificam as discussões e lutas pela superação da situação das mulheres.
 
Se comparados a milênios de inferiorização, submissão e desqualificação, os avanços conquistados, arduamente, nas últimas décadas são pequenos, mas fundamentais para a consolidação do processo histórico e cultural da mulher ao lado do homem com as mesmas possibilidades de ser na sociedade.
 
A mulher se depara ainda, hoje com esta contradição: por um lado, uma herança histórica que a limitou a ser mãe, esposa; por outro, a possibilidade de escolher seu futuro e se fazer sujeito de sua história, bem como da humanidade, em pé de igualdade com o sexo masculino. Porém, é no interior dos lares que vem à tona o lado mais obscuro e cruel desta contradição, muitas vezes com a conivência da própria vítima: a violência doméstica do marido ou companheiro contra a mulher.
 
Quando se fala em violência doméstica contra a mulher, depara-se com um fenômeno histórico e cultural aterrorizante e invisível, por ser uma violência velada, uma vez que chega ao conhecimento público parte da realidade existente.
 
Por isso, a superação da violência contra a mulher é uma questão complexa e merece muito estudo e conscientização da população e diálogo entre famílias para que um dia essa violência possa vir ser efetivamente erradicada. Percebe-se que a luta das mulheres pela conquista de direitos e igualdade ainda não atingiu um patamar aceitável pela população feminina, pois a mulher continua sendo discriminada, alijada do poder e os índices de violência praticados contra elas são alarmantes.
 
Destaca-se entre as conquistas feministas a criação das delegacias especializadas para atendimento às mulheres. Mas essas não são ainda a respostas que as mulheres desejavam ao que se refere ao combate à violência, visto que, muitas vezes, as elas não querem maior punição para seu parceiro, querem somente ser deixadas em paz. Registre-se que com a existência das delegacias houve maior visibilidade aos crimes sofridos pela mulher.
 
Apesar das DEAMs trabalharem com deficiências estruturais e materiais, pode-se constatar que a criação das delegacias femininas foi um grande avanço na conquista de grupos feministas que lutaram e exigiram de seus governos maior comprometimento com a causa feminina, cujo maus tratos por parte de seus companheiros não poderiam continuar no âmbito privado.
 
Quanto à Lei Maria da Penha, observa-se que é uma proposta inovadora e polêmica em diversos pontos. Há quem a critique assim como que acredite que a lei será inexequível. Entretanto, somente o tempo poderá nos mostrar o que foi acertado e onde se errou.
 
O sistema interamericano também está voltado para o combate da violência contra a mulher aprovando a Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher e a convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.
 
Finalizando, verifica-se que existe um grande canal entre a lei e a vida. No entanto, mais difícil do que mudar a lei é mudar as mentalidades. Muitas coisas em nossa legislação precisam ser transformadas, mas, antes de tudo, é fundamental que se mudem as relações assimétricas entre mulheres e homens. Somente tais mudanças conduzirão à igualdade, à liberdade e à autonomia das mulheres, cujo resultado será uma transformação social, com homens e mulheres livres, construindo um mundo mais justo.
 
___________
Obs.: DEAMs: Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. 
 
 Texto transcrito, na íntegra, do site Jusbrasil
 
 
Imagem capturada na Internet (Fonte: Eu te Digo)
 

2 comentários:

  1. É sempre bom saber que a mulher está avançando e conquistando cada dia mais o seu lugar merecido na sociedade, pena que o machismo ainda existe em algumas pessoas , chega a ser triste ver que tantas mulheres hoje em dia em pleno século XXI ainda sao coagidas e maltratadas por homens , principalmente da familia , mais um dia vamos ter uma lei justa para todos nós.
    (Danielle turma 1801- Escola Municipal Dilermando Cruz)

    ResponderExcluir
  2. Felizmente a mulher conseguiu seu lugar na sociedade. Conseguiu o direito de tabalhar e não mais só viver em casa cuidando de seus filhos e vivendo só para agradar o marido.
    Mais ainda sim, vemos mulheres sendo agredidas e humilhdas por seus maridos ou namorados. Muito triste, isso. E também bom saber que criaram leis para proteção das mulheres, mais ainda tem muito a ser feito.
    Williane- 1 803, Escola M. Dilermando Cruz.

    ResponderExcluir