segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dica de Site: Imagens de Domínio Público

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

Para quem é da mesma área de conhecimento que a minha, sabe o quanto a imagem se constitui uma aliada ferramenta à explanação e compreensão do conteúdo a ser trabalhado. Daí a minha inseparável máquina digital para registros diários e, ao mesmo tempo, da pesquisa incessante na Internet por novas imagens que possam atender aos meus objetivos.

Durante esse tempo todo de blogueira em uma só ocasião tive problemas concernentes a direitos autorais por uso indevido de imagem. Na época, não lembro se eu tive esse cuidado ou, realmente, não havia nada que indicasse as restrições. Foi em uma matéria sobre o Morro do Alemão, no qual eu explicava a origem do nome apregoado a ele.

Sofri até Cyberbullying (Bullying digital) pela pessoa que me acusou de roubar a imagem e de ter causado prejuízo financeiro a ele por isso. Para o profissional que ele se dizia ser, as palavras proferidas a mim não combinavam com o perfil de uma pessoa do mesmo ofício.

Tive muitos internautas me apoiando, tendo em vista que a minha intenção nunca foi de me apropriar indevidamente de imagens de terceiros. Resolvido, em parte, o impasse criado, eu excluí o artigo e a imagem.

Com base nessa situação conflituosa no meio virtual é que aproveito para compartilhar uma dica de site que atende – a princípio – a vinculação de imagens nas publicações e, sobretudo, de ilustrações livres, ou seja, de domínio público (grátis). Além de fotos e plano de fundo, ele compartilha imagens vetoriais e vídeos.





Trata-se do site Pixabay. Nele, ainda há como filtrar os resultados e, também, obter imagens em preto e branco. Infelizmente, não as mesmas. Pelo menos, eu tentei ver se as convertia, mas não obtive êxito.

O site disponibiliza muitas ilustrações e de várias categorias (pessoas, animais, natureza, indústrias, educação etc.). Vale a pena conferir!






Acesse e navegue sem pressa no PIXABAY (clique no nome).

Nenhum comentário:

Postar um comentário