domingo, 19 de fevereiro de 2017

Fim do Horário de Verão 2016-2017

 
Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

Para alívio de muita gente e descontentamento de outras, o Horário de Verão acabou à 0 h de hoje (19/02), tal como é previsto pela lei que estabeleceu a medida e o seu prazo de vigência, desde de 16 de outubro de 2016.
Sendo assim, os estados que fazem parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (além do Distrito Federal) tiveram que atrasar os seus relógios em uma hora, ou seja, o dia 18 de fevereiro (ontem) para essas regiões foi mais longo.
Como a maioria sabe que o objetivo principal desta medida (Horário de Verão) é reduzir o gasto de energia nos horários de maior pico de consumo, quando as pessoas retornam para suas respectivas residências ao final da tarde e início da noite, após um dia de trabalho ou de estudos, por exemplo, a fim de que a luz solar – ainda existente (por conta do atraso do relógio) – possa ser melhor aproveitada.
De acordo com o Portal do G1, o balanço geral da economia de energia obtida durante esse período do Horário de Verão de 2016/2017 só deve ser divulgado na próxima semana. Mas, o Ministério de Minas e Energia estima que durante esse período tenha sido mantido a taxa média de redução do consumo - no horário de maior pico - em 4,5%, diminuindo em 0,5% o consumo geral de energia.
De acordo com o mesmo, embora esse índice possa parecer muito baixo, ela é suficiente para atender, por exemplo, Brasília, que é uma cidade com cerca de 2,8 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário