sábado, 25 de março de 2017

25 de Março: Dia D da Vacinação contra a Febre Amarela


 Imagem capturada na Internet


Teve início, hoje, a partir das 8 horas na cidade do Rio de Janeiro, a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. Os 233 postos de Saúde (clínicas da família e centros municipais de saúde) estarão abertos até às 17 horas, quando encerrarão suas atividades de vacinação em massa.
 
Faltam poucos minutos para o seu encerramento, mas o Secretário Municipal de Saúde, sr. Carlos Eduardo de Mattos afirma que, em razão de nenhuma ocorrência da doença na capital fluminense, a população não deverá ficar preocupada. A vacinação em nossa cidade é mais de caráter preventivo.
 
Eu fui com a minha família, logo pela manhã, no Posto de Saúde próximo de minha residência, mas eu não pude ser vacinada por estar gripada. Só meu esposo e minha filha puderam receber a dose da vacina.
 
De acordo com as orientações divulgadas, a faixa etária para a vacinação é de 9 meses a 60 anos. Gestantes e mulheres que estejam amamentando bebês de até 6 meses também não podem ser vacinadas, assim como pessoas gripadas (como eu), portadores do vírus HIV, alérgicos a ovo e gelatina, em tratamento de câncer, com doenças que baixam a imunidade ou que são autoimunes e que usam corticoides em doses altas.
 
Segundo o referido Secretário Municipal, até o final do ano, toda a população da capital e da região metropolitana será vacinada.
 
Após a confirmação de mais dois pacientes, subiu para cinco, o número de vítimas de febre amarela em nosso estado (RJ), todos no município de Casimiro de Abreu (Região dos Lagos). Há sete casos suspeitos da doença que estão sendo monitorados no município.
 
Quem não conseguiu ou não conseguirá se vacinar, hoje, no Dia D da Vacinação contra a Febre Amarela, deverá procurar um Posto de Saúde, mais próximo de sua residência, semana que vem.
 
Não deixem de tomar a dose da vacina. A prevenção é a melhor opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário