segunda-feira, 6 de março de 2017

C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese: Trabalho Escolar do 1◦ Bimestre


Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

Prosseguindo com as orientações ao Trabalho Escolar do 1◦ Bimestre, os alunos das seis turmas do C.E. Profª Sonia Regina Scudese (Brás de Pina, Rio de Janeiro) – Turmas 1003, 1008, 2004, 2005, 2006 e 2007 - realizarão entrevistas com mulheres de diferentes áreas no mercado de trabalho (dentista, gari, caixa de supermercado, médica, professora, entre outras).
 
Como comentei na sala de aula, o foco do trabalho é a mulher, o seu papel na sociedade e no mercado de trabalho, bem como questões pertinentes à Lei Maria da Penha (violência doméstica contra a mulher). A temática tem por base as datas comemorativas do 1◦ Bimestre, como o Dia Internacional da Mulher (08 de março) e o Dia Nacional da Mulher (30 de abril), bem como a questão cultural quanto à violência contra o sexo feminino. 
 
No entanto, para as Turmas 1003 e 1008 serão incluídas, também, mulheres da Comunidade Escolar (como Diretora, Coordenadora, Orientadora Educacional, Agente Pessoal, Secretária, Auxiliar de Limpeza, Bibliotecária, Professoras e Responsáveis), tendo em vista que a maioria é novato no colégio.
 
Para a realização desse trabalho, os alunos deverão cumprir três etapas, cada qual com procedimentos específicos, os quais deverão ser avaliados por mim, a saber:
 
I. ETAPA DE ORGANIZAÇÃO E PREPARAÇÃO

1. Definir sua dupla (ou, no máximo, um trio);

2. Estabelecer uma carreira de interesse do grupo e/ou de um ou dois membros do mesmo. Isso é opcional, tendo em vista a dificuldade de muitos em ter acesso a alguns estabelecimentos, distantes de sua residência. Por isso, a escolha da profissão poderá livre (sem prejuízo de nota ao Grupo);

3. Procurar – no âmbito da carreira selecionada (por interesse pessoal ou escolha aleatória) – uma pessoa (sexo feminino) que se disponha a ser entrevistada e, também, fotografada ao lado dos alunos do Grupo (a foto é imprescindível, no caso de recusa da mesma, o grupo deve procurar outra pessoa que aceite);

4. Antes de agendar o dia da entrevista, o Grupo deverá elaborar de 12 a 15 perguntas (no máximo), abrangendo questões pessoais (em termos do seu processo de vida e de formação) e profissionais, assim como no contexto da violência à mulher, tendo como referência à Lei Maria da Penha;

5. Estando todas as perguntas elaboradas, um aluno do Grupo deverá encaminhá-las - sob a forma de Arquivo (salvar como Documento Word)  ao meu e-mail particular, a fim de que eu possa avaliá-las;

6. Após a minha avaliação e sinal de “OK”, agendar o dia e a hora da Entrevista com a pessoa escolhida.
 
. Elementos a serem avaliados nesta 1ª Etapa: Formação do Grupo; migração e/ou troca de alunos entre os grupos; a carreira escolhida (não há perda de pontos, mas pontos extras em razão do atendimento ao interesse específico de um ou mais elementos do Grupo); a participação de todos os membros do Grupo na elaboração das perguntas; o nível das perguntas elaboradas e a contextualização das mesmas em relação à profissão da entrevistada e às questões em foco; o número de vezes que a entrevista teve que ser refeita por causa de algumas perguntas impróprias e o tempo de realização desta etapa pelo grupo.     
 
II. ETAPA DA ENTREVISTA PROPRIAMENTE DITA

1. Os alunos do Grupo deverão comparecer ao local determinado, no dia e na hora marcado, sem atraso e/ou ausência de um aluno do mesmo. Todos deverão estar uniformizados (uniforme completo e sem uso de acessórios, como o boné);

2. O Grupo deverá levar uma máquina digital ou celular para fotografar, podendo ainda usar o gravador (opcional), no caso, da pessoa autorizar a gravação da entrevista. Mas, antes de usá-lo é preciso testar se o áudio é de boa qualidade, pois já tive alunos que perderam a entrevista em função disso;

3. Após a Entrevista, tirar a foto de todos os envolvidos, ou seja, os alunos do Grupo e a mulher que foi entrevistada.

. Elementos a serem avaliados nesta 2ª Etapa: A participação de todos os membros do Grupo na hora da Entrevista; o uso do uniforme completo e a foto (colorida e de boa qualidade).
 
 
III. ETAPA FINAL

1. Digitar e salvar as respostas da Entrevista no Arquivo, bem abaixo das respectivas perguntas;

2. Encaminhar o Arquivo com a Entrevista pronta para o meu e-mail;

3. Aguardar a minha avaliação e possíveis correções de erro de digitação e outros;

4. Ao receber de volta o Arquivo, já revisado, imprimir a Entrevista;

5. Colar a foto na parte superior da folha da Entrevista (de forma centralizada).
 
. Elementos a serem avaliados nesta 3ª Etapa: O cumprimento do prazo de entrega; apresentação estética do trabalho (qualidade, sem rasuras, amassado, sem manchas etc.); apresentação gráfica quanto ao padrão de digitação (Fonte, tamanho da letra, espaçamento entre linhas e disposição da imagem) e novas perguntas criadas durante a Entrevista (embasadas nas que foram previamente elaboradas pelo grupo).
 
*****************


O exemplo abaixo foi aplicado com mulheres da Comunidade Escolar da rede municipal, mas a foto segue como modelo, podendo esta ser também de corpo inteiro. 
 
Em todas as fichas, logo abaixo da foto, há a descrição de alguns dados pessoais da pessoa entrevistada. Por isso, essas informações não devem ser cobradas em forma de perguntas. 




Exposição das Entrevistas

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário