domingo, 10 de setembro de 2017

Turma 1701: Solidariedade Sempre!


Estava devendo as fotos e, como eu prometi a alguns alunos, aqui estão!
 
Os alunos da Turma 1701, responsável pela Campanha da Solidariedade deste ano. É claro que muitos são estreantes, pois são novos e vieram a completar a turma, tendo em vista que uma grande parcela da classe do ano passado (1601) não foi promovida de ano, ou seja, foi reprovada.


 
 A turma quase completa (alguns alunos faltaram no dia)


As meninas

Os meninos

 
O grupo reduzido da antiga turma 1601 (2016),
hoje, na Turma 1701

4 comentários:

  1. amigo na realidade e uma pergunta que ainda nao encontrei a resposta

    os OCEANOS ARTICO E ANTARTICO foram mudados para categoria de MARES?

    SE POSSIVEL POR FAVOR ME REPONDA E QUANDO ISSO ACONTECEU E UM TRAB P ESCOLA DA MINHA FILHA

    ResponderExcluir
  2. Gilvando Jr.
    Boa noite! Eu desconheço essa mudança, tendo em vista que tanto o Glacial Ártico quanto o Glacial Antártico eram, antigamente, mares. Só depois, eles passaram a ser considerados oceanos.

    Eu mesma explico aos meus alunos, que na minha época do antigo primário e ginásio, só se consideravam três oceanos, os maiores, isto é, o Pacífico, o Atlântico e o Índico.

    Mas, depois, com a evolução das Ciências, no âmbito da Oceanografia (faculdade que teve início em nosso país na década de 70, do século passado), os conceitos de mares e oceanos foram mais difundidos e, à partir disso, os oceanos Glaciais Ártico e Antártico passaram à categoria de oceanos.

    Só para entender a diferença entre ambos, os conceitos:

    Mares: corpos de água menos extensos e menos profundos, localizados juntos à costa ou no interior dos continentes.

    Oceanos: Grandes extensões de águas salgadas e profundas que cobrem a maior parte da superfície terrestre.

    Saber com precisão quando houve essa mudança que lhe falo (não corresponde a sua, pois estes eram mares e passaram a ser oceanos), eu desconheço, mas posso afirmar que aprendi como mares e, só na faculdade, aprendi como oceanos.

    Como as ciências mudam muito e, muitas das vezes, a gente não acompanha de forma efetiva, eu vou lhe pedir mais um tempo, pelo menos até a 2ª feira que vem (19/09), pois vou tentar entrar em contato com algum professor da Faculdade de Oceanografia da UERJ para que ele possa esclarecer se estes voltaram a ser definidos como mares ou não. O que será uma surpresa pra mim, não resta dúvida!

    A única coisa que posso lhe dizer, neste momento, é essa minha argumentação. Na minha época de Ensino Básico, o conceito de mar se aplicava a ambos, mas depois foi alterado para oceano.

    Assim que eu souber, comentarei no Blog e, vou aproveitar, para postar algo a respeito. Se você preferir, encaminhe o seu e-mail para que eu possa entrar em contato com você.

    Um grande abraço,
    Marli Vieira

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO POR ME RESPONDER E QUE OPROFESSOR DA MINHA FILHA AFIROU QUE SAO AGORA MARES

    EU BUSQUEI EM VARIOS LUGARES E NAO ACHEI SOBRE ISSO E ELE AFIRMOU QUE SE HOUVER RESPOSTA DIFERENTE DE TRES OCEANOS SERA CONSIDERADO ERRADO MAS OK MUITO GRATO



    ResponderExcluir
  4. Gilvando Jr.,

    Como lhe falei, eu desconheço nova mudança. Assim que eu souber se houve ou não de algum especialista da Faculdade de Oceanografia (tal como mencionei que vou tentar entrar em contato), eu respondo neste espaço.

    Abraços,

    Marli Vieira

    ResponderExcluir