domingo, 1 de outubro de 2017

I Campanha da Solidariedade 2017: Entrega dos Donativos

 Logotipo da Campanha da Solidariedade
Desenho de Kalina Matias


Mesmo estando atrasada com a publicação a respeito da entrega dos donativos da I Campanha da Solidariedade, deste ano, da E. M. Dilermando Cruz, eu não deixaria de comentar e publicar acerca da mesma, neste espaço.
 
A entrega dos donativos às duas Instituições beneficiadas  - Hospital Mário Kröeff (Penha Circular) e Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo (Irajá) foi feita no dia 20 de setembro.
 
Como é feito, convencionalmente, houve um sorteio entre os alunos da Turma, pois a grande maioria não pode participar desta etapa (entrega dos donativos) em razão da falta de transporte coletivo, capaz de levar a todos. Foram apenas dois carros particulares. E, embora, o número de alunos envolvidos fossem apenas 7 (sete), duas alunas não compareceram devido a problemas particulares.
 
Se houvesse tempo, eu poderia convocar outros alunos para substituí-las, mas não houve tempo ágil para isso.
 
No dia anterior, ou seja, na terça-feira (19/09), além de realizarmos a última triagem nos donativos arrecadados (ver a validade e/ou possíveis violações nos produtos), separamos os donativos para ambas, as Instituições. Para cumprir essa última tarefa contamos, ainda, com a ajuda e apoio do  ex-aluno da turma - Mikael Silva Sousa - que passou a estudar à tarde.
 

 
  Da esquerda para direita,
Ana Carolina Amorim, Giovanna Fernandes,
Thaís da Silva, Carla Cristina Amorim,
Ingrid Maria Pessoa e Maria Eduarda soares
 


  O grupo de alunas e o ex-aluno da turma, 
Mikael Silva Sousa
 
No dia seguinte, fizemos a entrega. Eu e as alunas Ingrid Maria Pessoa França e Nicoly Rocha dos Santos fomos ao Hospital Mário Kröeff, enquanto a ex-Professora da escola Sueli Vieira (minha irmã) e as alunas Ana Carolina Amorim, Carla Cristina Amorim e Thaís Romualdo da Silva foram para a Casa de Apoio.
 
Como os documentos entregue em ambas, as Instituições, foram digitados anteriormente, em cada um deles consta o nome das alunas que não foram, pois não tive tempo de retificá-los e redigi-los novamente.
 
Infelizmente, nesta I Campanha de 2017, não alcançamos nenhuma meta estabelecida, nem quanto à gelatina e nem quanto ao leite em pó. Mas, esperamos que a segunda arrecadação, agendada para o final do ano, seja melhor e todos possam contribuir.
 
Não podemos esquecer que a crise econômica do país e, sobretudo, do nosso estado afetou muita gente, refletindo direta e/ou indiretamente no quantitativo arrecadado...
 
Ao todo recebemos da Comunidade Escolar:
 
- 521 Unidades de Gelatina em pó (entre essas, 04 de sabores diferentes e 02 Diets);
- 49 Unidades de Leite em Pó;
- 02 Sacos de Cereal de Milho.
 
Muitos devem estranhar o fato da distribuição não ter sido igualitária entre ambas, as Instituições beneficiadas, tal como fica explícito nos documentos abaixo, mas eu explico...
 
Toda gelatina de coloração diferenciada à cor vermelha ou roxa (sabores morango, uva, cereja, framboesa e frutas vermelhas), como no caso das gelatinas de limão, abacaxi, maracujá e outras são destinadas à Casa de Apoio à Criança com Câncer, pois os responsáveis se encontram alojados nas dependências desta e podem comer gelatinas desses sabores (a coloração destes pode dar alergia às crianças em tratamento). Assim, como fazemos também em relação às gelatinas Diets.
 
O mesmo é justificável em relação a outros gêneros alimentícios, como Cereal de Milho e outros, cujo quantitativo além de ser reduzido, não atende ao ambiente hospitalar (Hospital Mário Kröeff).
 
Até o final do ano passado, ambas Instituições recebiam brinquedos novos e/ou usados, os quais eram doados pelos professores e, também, comprados com o dinheiro arrecadado por nós, da turma (eu e os alunos). No entanto, ao entregarmos a arrecadação da II Campanha da Solidariedade do ano passado (dezembro) fomos informados que o Hospital Mário Kröeff não mais atende crianças. Daí, direcionarmos toda a compra para a Casa de Apoio.
 
Arrecadamos o montante de R$ 40,00 entre os alunos e acrescentei a minha parte na hora de comprar os brinquedos. Como já mencionei, em postagem anterior, os brinquedos foram comprados no SAARA (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), no dia 09/09 (sábado).
 
As notas de compra foram publicadas, neste espaço, no dia 17/09. O dinheiro que recebemos posteriormente, de dois alunos, eu acrescentei para comprar o segundo pacote do cereal de Milho e uma gelatina.
 
Missão cumprida mais uma vez! Quero aproveitar para agradecer à Comunidade Escolar que, mais uma vez, se mostrou solidária à Campanha! E, também, a todos os alunos da Turma 1701 que se empenharam, de alguma forma, a participar das etapas do projeto, ajudando nas diferentes tarefas pertinentes a este.
 
 HOSPITAL MÁRIO KRÖEFF
Rua Magé n° 326 - Penha Circular, Rio de Janeiro/RJ
 
 

 
 
 
CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER - SÃO VICENTE DE PAULO
Estrada do Colégio, n° 1.185 - Irajá, Rio de Janeiro/RJ
 
 



 
 

Um comentário:

  1. Muito bacana a atitude de solidariedade da senhora e seus alunos,professora!

    ResponderExcluir